FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Utilizando Inteligência Artificial, análise e interpretação de informações de centenas de bancos de dados diferentes como meio para combater a fome, pesquisadores do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP desenvolveram novos algoritmos capazes de identificar quais regiões de uma determinada cidade carecem de infraestrutura e de opções mais adequadas para o fornecimento de alimentos. 

A tecnologia busca mostrar onde o poder público, empresa ou organização deve agir para tomar decisões mais eficientes no enfrentamento da insegurança alimentar.

“Tem fome por falta de alimento, fome de quantidade, fome de qualidade, fome por falta de acesso, por falta de nutrientes, fome porque não teve produção naquele ano. É um problema real e muito grave que precisamos resolver de forma concreta. As informações de cada uma dessas áreas estão em bancos diferentes. São dados geográficos, sanitários, médicos e cada um deles representa um mundo distinto. A integração dessas informações era um obstáculo enorme, mas que estamos resolvendo”, observa o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador do C4AI, Antonio Mauro Saraiva. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email