FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A oitava maior fonte de emissão de dióxido de carbono (CO2) atualmente são os navios. A meta da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) é reduzir essas emissões em pelo menos 50% até 2050, em relação a 2008. Por conta disso, o pesquisador da Escola Politécnica (Poli) da USP, engenheiro eletricista Giovani Giulio Tristão Thibes Vieira, buscou alternativas para melhorar a eficiência energética de embarcações da indústria de petróleo e gás.

Uma das alternativas emprega fontes complementares de energia, entre as quais baterias e células a combustível, conseguindo uma redução de 10% tanto de CO2 como de combustível. O artigo é resultado do doutorado que Vieira realiza desde 2018 na Poli. Por sua vez, o doutorado é desdobramento de seu mestrado, defendido pelo pesquisador naquele ano, na mesma instituição. O estudo foi realizado no âmbito do projeto Sistema de Energia Híbrida para Navios, que esteve em curso entre 2016 e 2020 na primeira fase dos programas do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), financiado pela Shell do Brasil e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 “O principal objetivo do trabalho foi analisar qual é a configuração ideal do sistema de energia de um navio, levando em conta o uso de três tipos de baterias e células a combustível com tanques de hidrogênio de diferentes tamanhos. Em busca dessas respostas, avaliamos todas as possibilidades de combinação entre elas.”

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

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