O primeiro dia da etapa de confirmação do Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação aconteceu na penúltima quarta-feira, 11 de maio, no qual três das cinco equipes que executaram planos de ataque considerados bem-sucedidos no evento do ano anterior passaram o dia examinando as soluções desenvolvidas pela equipe técnica do TSE para resolver apontamentos dos investigadores do processo.

A exemplo do TPS do ano passado, o Teste de Confirmação está sendo acompanhado por observadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP. Coordenado pelo professor Wilson Ruggiero, o grupo da USP conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação para atestar a correção de eventuais vulnerabilidades identificadas pelos investigadores. Ruggiero afirma ser inegável que o TPS traz melhorias para a urna eletrônica, apresentando novos desafios e adaptações. “Mas o sistema eletrônico está, e sempre esteve, em aprimoramento, e a Justiça Eleitoral é aberta a isso”, reforçou.

Para o coordenador de Modernização do TSE, Celio Castro Wermelinger, esse movimento colaborativo é importante para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação. Ele ressalta que cada evento vem evoluindo tanto na quantidade de participantes, quanto nas melhorias das contribuições. “A colaboração da comunidade técnica é um processo de aprendizado. Quanto mais contribuição recebermos melhor para o processo como um todo”, destaca.

Leia a matéria na íntegra.