O reaproveitamento de rejeitos da mineração, do entulho e da construção, além de outros resíduos, pode reduzir o consumo de brita, areia natural e derivados do petróleo. A estratégia vem sendo utilizada na pavimentação do cimento verde, uma alternativa de asfalto com menos impacto ambiental.

Segundo a professora Liedi Bernucci, titular da Escola Politécnica (Poli) da USP, ex-diretora da Poli e diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as propriedades dos materiais são estudadas para garantir a resistência do material. Assim, além de produzir um um cimento semelhante ou até melhor que o convencional, há uma redução nos impactos ambientais, na emissão de gases poluentes e na formação de entulho. “Ao consumir menos cimento para fazer a mesma extensão de estrada, você está afetando menos o meio ambiente”, afirma Bernucci.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.