“Após vários anos, a Universidade de São Paulo anunciou um pacote de investimentos em melhorias e modernização nos vários campi, onde serão destinados cerca de R$ 270 milhões para mudar o perfil energético da universidade. Primeiro, haverá direcionamento à segurança energética, com melhorias nas subestações – atualmente a Universidade enfrenta episódios de falta de energia, em seguida haverá a compra de energia no mercado livre e, por fim, a geração fotovoltaica.

A energia fóssil dos transportes também faz parte do plano, com a substituição por veículos movidos por energia elétrica e hidrogênio. “Já fizemos contrato com a Shell, temos um grupo que trabalha na Escola Politécnica que vai gerar hidrogênio a partir de etanol. Vamos ter uma usina de hidrogênio”, adianta o reitor.
A Escola Politécnica da USP já tem um grupo muito forte que estuda a geração de hidrogênio a partir do etanol, cujas pesquisas já foram citadas em veículos da imprensa com o Jornal o Estado de São Paulo, Revista Exame e Portal Terra.

Leia a matéria completa no Estadão, Exame ou Portal Terra.