“Quem é Hélio Guerra Vieira?”, pergunta à assistente virtual o senhor de 92 anos sentado à sua frente. Ele ouve os marcos da própria vida: o período à frente da reitoria da USP, a presidência da Fapesp e a comenda de Eminente Engenheiro do Instituto de Engenharia. Além disso, Guera Vieira foi a liderança do projeto que criou o primeiro computador brasileiro, na Escola Politécnica (Poli) da USP. O Patinho Feio, como foi batizada a máquina, foi lançado em 24 de julho de 1972 no prédio de Engenharia Elétrica da Universidade.

“O mais difícil foi achar os componentes”, lembra Vieira, que tinha 42 anos na época. Quatro anos antes, ele havia fundado o Laboratório de Sistemas Digitais da USP, que deu origem ao computador. “Eu sempre gostei de eletricidade. E me interessei por computação porque era novidade”, conta. “E eu não tinha a menor dúvida de que as coisas evoluiriam para como estão hoje. Esta casa aqui, por exemplo, é toda conectada“, afirma, fazendo demonstrações com a luz e a televisão, controladas pela assistente virtual Alexa. “Isso tudo é mediado por um computador.”

Leia a matéria da Folha de S. Paulo na íntegra.