No dia 24 de julho de 2022 comemorou-se os 50 anos de um dos primeiros computadores projetados e construídos no Brasil. Em 1972, o Patinho Feio entrou em funcionamento na Escola Politécnica (Poli) da USP: pequeno e com apenas 8 bits, tornou-se um marco essencial para o desenvolvimento da indústria tecnológica brasileira. A iniciativa nasceu após um edital da Marinha, que desejava equipar uma nova frota com computadores nacionais e que tinha como prioridade de segurança adotar sistemas de armamento controlados pela tecnologia. Até então, os equipamentos existentes para essa finalidade eram importados.

“Naquela época, o governo estava muito interessado em fazer uma indústria nacional de computadores para colocar nas fragatas da Marinha. Vários estudantes ficaram interessados no projeto. Houve uma entrevista para um jornal com o pessoal da Unicamp. Lá descobrimos que ele se chamaria Cisne Branco, que é o nome do hino da marinha. A gente, na USP, decidiu ser mais modesto e decidimos chamar o nosso de Patinho Feio. Foi desse jeito que surgiu o nome”, contou Edith Ranzini, professora sênior do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli. Ela integrou a equipe responsável pela criação do Patinho Feio.

Leia a matéria na íntegra.