A ideia é conhecer e aprimorar as experiências de mineração responsável, numa troca de experiências entre países com realidades distintas

O Núcleo de Pesquisas para a Mineração da Escola Politécnica da USP (NAP-Poli) realizou missão na Colômbia para conhecer e aprimorar as experiências de mineração responsável, com a coexistência entre pequenos mineiros e grandes empresas. A cidade de Antioquia, Colômbia, foi a escolhida para receber pesquisadores para o desenvolvimento de alternativas em mineração, a partir da troca de experiências entre os países com realidades distintas.

No modelo empreendido pelos pesquisadores da Poli, as práticas focaram nas pequenas minerações, que, só no Brasil, correspondem a mais de 85% da atividade mineradora. O modelo desenvolvido da prática correspondeu a minerações de pequeno e médio porte e pautou-se nas dinâmicas de trabalho cooperativo e grupos de apoio, associados ao desenvolvimento e inovação, “que sejam adequadas ao contexto local ambiental e até às características técnicas desse tipo de operação”, adiciona Carlos Henrique Xavier Araújo, engenheiro de Minas e pesquisador do NAP. Leia notícia completa no Jornal da USP.