A USP será responsável pela revisão do Plano de Ação para Biodiversidade da unidade da Alcoa em Juruti, na região oeste do Pará. O convênio firmado com a Alcoa tem cinco anos de duração e ao decorrer de sua vigência serão desenvolvidos estudos para avaliar como o monitoramento socioambiental deve ser estruturado para análise de eficácia da aplicação da hierarquia de mitigação, assim como apoiar um sistema de governança de impactos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

Um dos requisitos do convênio é a produção científica, em que participarão alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. “Todos eles terão que produzir trabalhos científicos e publicá-los em revistas da área, cada um trazendo a contribuição de sua parte. Além disso, queremos entender melhor as práticas da Alcoa, os impactos da atividade da mineração em Juruti e como mitigá-los. Por meio dessa colaboração, queremos atingir resultados que sejam positivos tanto para a academia, quanto para a iniciativa privada, onde as atividades produtivas tenham menor impacto ambiental”, afirmou o professor Luis Enrique Sánchez, titular do Departamento de Engenharia de Minas (PMI) da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Leia a matéria do G1 na íntegra.