O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (esquerda) e o coordenador do Inova USP, Marcelo Knörich Zuffo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

No dia 29 de novembro, alunos, pesquisadores e empreendedores da Universidade de São Paulo ganharam um novo espaço dedicado à criação e à fabricação digital. Localizado no Centro de Inovação da USP, o Inova USP, o Espaço Maker conta com equipamentos como impressoras 3D FDM, impressoras 3D por estereolitografia, router CNC e cortadora a laser, que já possibilitaram a fabricação de protótipos de titânio, peças para um foguete e sistemas eletrônicos complexos como um sensor de gás carbônico.

Consciente de que a demanda por esse tipo de infraestrutura tende a crescer na Universidade, o Inova USP já prepara a ampliação do Espaço, que ocupará, quando estiver concluído, uma área de 2 mil metros quadrados. Segundo o coordenador do Inova USP, o professor Marcelo Knörich Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica, “a fabricação digital está entranhada em todas as dimensões da Universidade, com demandas da graduação, da pesquisa e da inovação. Estamos montando uma rede de usuários da USP, para o compartilhamento de equipamentos e insumos, gerando economia e potencializando a inovação e o empreendedorismo”.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.