FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Aplicada na área da Saúde, a tecnologia 5G tem como um dos exemplos o programa OpenCare 5G, promovido pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, em conjunto com empresas que inclui a Positivo Servers & Solutions, empresa do grupo Positivo. O objetivo do projeto consiste na realização de exames de ultrassonografia a longa distância, com a transmissão de som e imagem, a partir das capacidades da tecnologia 5G, com baixa latência, maior rapidez na entrega de dados, melhor qualidade da conexão e cobertura mais ampla. 

Como um exemplo das possibilidades geradas pela implementação das tecnologias do projeto, uma mulher grávida, que vive em uma região remota da Amazônia, não precisaria viajar para uma outra cidade para encontrar um médico. Com o serviço do programa OpenCare 5G, um profissional de saúde, como enfermeiro, por exemplo, poderia realizar o exame onde a mulher estiver usando uma máquina portátil e sendo orientada, em tempo real, por um profissional especialista que se encontra em outro lugar.

Desta parceria também fazem parte a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Escola Politécnica (Poli) da USP, o Itaú Unibanco, a NEC Corporation, a Siemens Healthiness e o Telecom Infra Project. 

 

Leia a matéria na íntegra. 

 

Print Friendly, PDF & Email