Os professores Marcos Antonio Simplicio Junior e Wilson Vicente Ruggiero, ambos professores da Escola Politécnica (Poli) da USP, publicaram em conjunto um artigo de opinião pelo Jornal da USP. Nele, comentam sobre os contínuos questionamentos de falha e manipulação das urnas eletrônicas levantados por apoiadores do candidato derrotado Jair Bolsonaro. O texto se inicia da seguinte maneira:

“A Universidade de São Paulo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram em 2021 um convênio voltado a testar a segurança das urnas eletrônicas, bem como identificar melhorias de segurança e transparência do processo eleitoral de forma geral. Como parte deste convênio, pesquisadores do Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica têm acesso irrestrito:

• a duas unidades do modelo UE2015 e três unidades do modelo UE2020;
  • documentação correspondente ao ecossistema das urnas;
  • ao código fonte da urna e respectivo código compilado para realizar a carga do equipamento, para fins de testes.

Isso permite à equipe de pesquisadores da USP, em colaboração com pesquisadores de diferentes universidades no Brasil e no exterior (entre outras, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do Pará), realizar análises diversas sobre o sistema de forma independente do TSE. Ao mesmo tempo, esse acesso e conhecimento do sistema eleitoral permitem avaliar alegações diversas sobre supostas falhas no processo, verificando até onde elas fazem sentido.Nas eleições de 2022, alegações falsas sobre falhas no processo têm sido extremamente comuns. De fato, uma apresentação dessa natureza, realizada pelo argentino Fernando Cerimedo, foi analisada pouco tempo após sua publicação. Como resultado, demonstrou-se que as conclusões da apresentação são completamente infundadas.”

Leia o artigo completo no site do Jornal da USP.

A notícia também repercutiu em outros veículos, e as publicações podem ser acessadas nos links abaixo: