Centro de pesquisa multiusuário da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Grupo InTRA trabalha a interdisciplinaridade entre ciência e tecnologia para estudar a interação rocha-fluido em diferentes escalas de amostras, com dimensões variadas, gerando interpretações úteis ao melhor aproveitamento dos recursos energéticos. A edição de novembro/dezembro da Revista SubSea & Energy contou com a participação do InTRA em uma matéria intitulada “Conhecimento integrado para maximizar os recursos energéticos”, que contém o seguinte trecho:

“A recuperação do petróleo depende da caracterização das propriedades de interação entre as rochas e fluidos, sobretudo na recuperação melhorada, em que os fluidos injetados nos reservatórios devem auxiliar no desprendimento do óleo residual. A partir das amostras, estas propriedades caracterizadas são transferidas de escala, passando pelas dimensões dos poços até chegar aos reservatórios, gerando informações analíticas capazes de alimentar simulações que visam o melhor aproveitamento dos recursos energéticos. O objetivo é buscar o aumento da vida útil dos campos de produção, contribuindo para a rentabilidade dos projetos”, explica Cleyton Carneiro, Professor Associado da Escola Politécnica, USP Santos, e Coordenador das atividades do InTRA.”

A participação completa do InTRA na Revista Subsea está presente em sua edição de número 40, disponível por meio online por meio deste link ou em formato pdf em https://www.poli.usp.br/wp-content/uploads/2022/12/Revista_SubSea_40_REVISTA_COMPLETA_PORTUGUES.pdf