Metodologias ativas, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada: quais as vantagens e desafios trazidos pela chamada “Educação 4.0”? O termo está associado à Quarta Revolução Industrial, momento em que surge uma série de tecnologias digitais, sistemas inteligentes e todas as possibilidades da hiperconectividade. Essas mudanças causam transformações em todas as áreas de atividade humana, inclusive, na educação.

É o que explica a professora da Escola Politécnica (Poli) da USP e vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados, Roseli de Deus Lopes. “A gente precisa garantir que todos os estudantes e todos os professores em qualquer lugar do planeta tenham acesso à conectividade de qualidade. Mas isso tem que ser acompanhado de trabalhos de comunidades de aprendizagem; de estratégias que façam com que os professores percebam que o mundo que a gente tem hoje é diferente”.

Leia a matéria e ouça o episódio por meio deste link.