Há 50 anos, no Laboratório de Sistemas Digitais do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, nascia o primeiro computador brasileiro, apelidado de Patinho Feio. Para marcar esta data tão importante da história brasileira, o Espaço de Integração e Memória da USP lançou uma exposição voltada para a história do dispositivo.

Através de fotos e documentos, a mostra leva o espectador a uma viagem no tempo. Para José Roberto Castilho Piqueira, formado pela Poli e diretor da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), é inestimável a relevância do Patinho Feio para a formação de alunos, professores e cursos referentes à computação no País. “É melhor a gente valorizar aquilo que foi feito e perceber que naquilo que foi feito, está a semente da evolução da computação no Brasil”, afirma o ex-politécnico.

Confira a reportagem no link: