Falta de boas condições de segurança, de treinamento e preparo podem potencializar os impactos

Por meio da inteligência artificial é possível transmitir informações e instruções às pessoas de como sair do local onde acontece um incêndio – Foto: Pixabay.

de desastres, como na tragédia da Boate Kiss, em que mais de 200 pessoas perderam suas vidas. Nesse contexto, um estudo feito em laboratório dentro da Escola Politécnica, em conjunto com alunos da graduação e pós-graduação, comprovou que o avanço da automação de sistemas de segurança é determinante para que as pessoas saiam ilesas e vidas sejam salvas.

“A ideia é ter um programa computacional que consiga replicar as decisões do ser humano. Se tiver qualquer situação de emergência, fumaça ou alguma coisa, as pessoas recebam a devida instrução de como poder sair desse local ou evitar o problema”, afirma Paulo Miyagi, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli e membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.

Confira a matéria do Jornal da USP na íntegra.