Dos dias 20 a 24 de março, foi realizada, no Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), a mostra de finalistas da 21º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, promovido anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), contou com a presença de 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil.

A iniciativa tem como objetivo estimular “a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.” Para Roseli de Deus Lopes, professora associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli e coordenadora da FEBRACE, muitos dos projetos apresentados pelos estudantes, além de já serem funcionais, têm uma qualidade tão alta que com um pequeno investimento já podem se tornar produtos no mercado.

Além disso, a FEBRACE preza pela diversidade dos alunos participantes. “Um dos quesitos para a banca selecionar os projetos é a representatividade de todas as regiões geográficas do Brasil. Além disso, os projetos precisam ser autorais e mais maduros em relação ao trabalho que fazemos na FEBRACE. Os estudantes devem encontrar problemas relevantes, nos quais consigam aplicar os métodos do projeto com rigor científico”, afirma Roseli.

Confira outras informações e fotos do evento no Jornal da USP.