No dia 18 de março, a matéria da CNN Brasil mostrou o Estudo desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP que revela como os aviões diminuíram as distâncias entre as cidades em 70%, acelerando o alcance da Covid-19 no início da pandemia em 2020. Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa explicaram como a análise se deu e os resultados obtidos, que foram publicados no periódico Scientific Reports. Ficou provado que, pelas linhas aéreas, o alcance da transmissão da doença é muito maior, considerando conexões entre cidades de regiões diferentes.

‘’Logo no começo da pandemia já é possível detectar os focos de disseminação das doenças, e eles serão os aeroportos. É uma rede extremamente conectada, onde infecções saem do controle epidemiológico’’, contou Giovanna Cavali Silva, que cursa o MBA em data science no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Evandro Marcos Saidel Ribeiro, professor do programa da Politécnica, complementou dizendo que uma conexão aérea é capaz de diminuir a distância drasticamente entre os grupos de pessoas.

Para os autores do Estudo, o acompanhamento e a intervenção governamental no transporte aéreo são essenciais para prevenir ocorrências de pandemias. Leia a matéria na íntegra aqui.