Transição energética e busca por energias limpas são temas cada vez mais presentes nos fóruns de discussões relacionados ao cenário sócio-ambiental planetário. Por exemplo, durante a reunião preparatória para o G20, formado pelas 20 maiores economias do mundo, membros da Academia Brasileira de Ciências alinharam a posição nacional sobre energia limpa e divulgaram um documento que apoia iniciativas para acelerar a transição energética rumo a um futuro sustentável.

Para o professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), a temática da transição energética é de grande relevância, pois impacta a geração atual e as futuras.

“Quando falamos da crise climática, falamos de algo que tem impacto não apenas para nossa geração, mas para as gerações futuras. E aí está a questão de chamá-la de ‘grande pandemia do século 21’. Não existe uma solução única para a questão climática, que está diretamente relacionada com a questão energética, é necessário ter uma ação conjunta entre diferentes países”, afirma o docente.

Confira mais informações no Jornal da USP.