O Brasil entrou em 8° lugar no ranking mundial dos dez países com maior produção de energia solar. Mesmo sendo já uma boa fonte energética alternativa e sustentável, esta área ainda está em crescimento no país.

Segundo José Roberto Simões Moreira, professor de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) e de Energia do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e também membro do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis da Poli, o rápido avanço do setor se deu por várias razões, como a diminuição do custo das tecnologias fotovoltaicas.

“Desde a virada do milênio, os preços dos painéis fotovoltaicos são bastante acessíveis comparados aos do início do uso dessa tecnologia e também a eficiência desses painéis vem aumentando consideravelmente; hoje nós temos mais de 20% de eficiência em termos de painéis comerciais”, afirma o docente.

Confira outras informações no Jornal da USP.