Na segunda edição da SCIENTIA VERITAS, revista realizada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, a questão de ações afirmativas para pesquisadores foi tema de artigo escrito por Júlia Sanches, doutoranda em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica (Poli) da USP, juntamente com outros pesquisadores da Universidade, Glaucia Verena, ingred de Souza, Leandro Gonçalves e Lucas Módolo. “Ao implementar e acompanhar rigorosamente as políticas de ação afirmativa, a reparação e a evolução dos programas de pós-graduação trarão benefícios coletivos’’, explicam os autores. O texto esclarece que o perfil do cientista brasileiro foi moldado no inconsciente nacional a partir de um ideário eurocêntrico, construído e replicado ao longo da história das universidades do país, e que precisa ser repensado.

Leia o artigo completo, bem como os outros da Revista.