Um vídeo que está circulando na internet afirma que fornos micro-ondas criam um campo magnético cancerígeno. Entretanto, a gravação é enganosa: as evidências que associam a radiação emitida por micro-ondas ao câncer são limitadas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O vídeo ainda afirma que o campo magnético cancerígeno seria criado a partir de uma peça no aparelho chamada “magnetron”, que converteria energia elétrica em eletromagnética. Porém, de acordo com Jorge Andrey Wilhelms Gut, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), essa informação está errada.

“Ondas de rádio e micro-ondas não são ionizantes, elas não têm a capacidade de alterar substâncias. Apenas podem promover o aquecimento”, afirma o docente.

Saiba mais no site do Estadão.