FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Plataforma desenvolvida por pesquisadores da Poli-USP para combater ouro ilegal é destaque no Jornal Nacional

No dia 18 de maio, o Jornal Nacional abordou sobre a plataforma que pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveram para rastrear a origem do ouro comercializado no Brasil. “O sistema permite separar o ouro legal do ouro ilegal, ouro de sangue, que destrói a natureza, destrói os povos indígenas e prostitui as crianças dos povos indígenas e a própria natureza. Permite a qualquer comprador saber se aquele ouro é legal ou ilegal”, disse o diretor-presidente do Ibram, Raul Julgmann. 


A plataforma, que pode ser usada tanto por compradores como vendedores, começou a ser elaborada há um ano, e foi oficialmente lançada nesta semana. “A nossa ambição é fomentar transações de ouro de forma responsável, e mostrar que há como garantir a origem legal do minério’’, explica o professor Giorgio de Tomi, que coordena o Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP.


No mesmo dia, para firmar o convênio entre o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a USP, que fomentará ações como esta, foi realizado um evento na Reitoria da Universidade.

Assista a reportagem completa do Jornal Nacional.

Print Friendly, PDF & Email