No dia 2 de junho, a matéria de Guilherme Castro Sousa no Jornal da USP, ‘’Estudo internacional revela como neurônios artificiais simulam habilidades cerebrais complexas’’, entrevistou o professor Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP. O professor esclarece a ideia de ‘’neurônios artificiais’’, que surgiu de pesquisa internacional sobre o desenvolvimento de dispositivos que impulsionam o avanço das inteligências artificiais.

Na pesquisa publicada na revista Nature Technology, os cientistas apresentaram dispositivos físicos que permitem a coexistência simultânea de caminhos de entrada e saída de informações em uma rede neural. A tecnologia pode representar um avanço significativo no desenvolvimento de inteligências artificiais, abrindo caminho para a construção de máquinas mais rápidas e eficientes.

O professor Cozman inicia explicando que os sistemas neurais das IAs são compostos de neurônios artificiais, unidades de processamento que realizam computações simples e geralmente são criadas em software. Confira a matéria completa.

Confira a repercussão:

Hojemais – https://www.hojemais.com.br/maringa/noticia/ciencia-e-tecnologia/estudo-internacional-revela-como-neuronios-artificiais-simulam-habilidades-cerebrais-complexas