FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli-USP tem participação ativa no Plano Estadual Paulista de energia 2050

Planejamento energético estadual foca na descarbonização e está alinhado com o compromisso assumido por São Paulo nos programas da ONU

O governo de São Paulo iniciou as discussões para o Plano Estadual de Energia 2050, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), no dia 19 de maio. O plano concentra-se em pesquisas sobre projeção de consumo de energia elétrica, eficiência energética, projeção de frota e consumo de energéticos no setor de transportes, e conta com a colaboração da Escola Politécnica (Poli) da USP para a elaboração e coordenação dos 21 projetos. 

Representantes da Poli foram recebidos por Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, para assinatura do contrato, formalizando a parceria, no dia 15 de junho. O professor Dorel Soares Ramos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica, apresentou a metodologia que será adotada e detalhou os processos do trabalho que serão implementados durante os 15 meses de elaboração do plano, que contará com quatro fases, incluindo a consulta pública e a entrega de metas parciais. Segundo o professor Dorel, em entrevista ao Jornal da USP, o papel da Escola se estabelece oferecendo suporte ao governo do Estado e cooperando com a expectativa de chegar a uma política zero de carbono. 

Dos projetos em andamento, que somam investimentos privados de R$ 16,8 bilhões – 14 são na área de energia, três no setor automotivo  de máquinas e equipamentos, dois em tratamento de resíduos, um em mineração, metalurgia e metalmecânica e um focado em comércio e serviços. 

Os planos anteriores desenvolvidos pelo governo de São Paulo, na opinião do professor, focaram no tema de forma clássica e sem um recorte na questão de uma transição energética e política de carbono zero. “Ou seja, agora para reduzir as emissões e quando se faz a projeção de demanda, a gente considera com toda ênfase a questão da eficiência energética”, comenta. 

Confira a matéria completa do Jornal da USP neste link

Confira as atualizações do projeto: 

https://semil.sp.gov.br/2023/07/indicacoes-climaticas-e-projecoes-energeticas-marcaram-o-terceiro-workshop-sobre-o-plano-estadual-de-energia-2050/

Print Friendly, PDF & Email