FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O Jornal da USP divulgou recentemente uma pesquisa realizada pela mestranda Nathália Dias Silva e a orientadora Marcela dos Passos, ambas do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo avalia a produção de etanol de mosto misto de milho e cana de açúcar irradiado por feixe de elétrons, que é uma inovação para a indústria e na busca por energias sustentáveis.

 

Nathália explica que o objetivo era unir as duas matérias-primas, milho e cana de açúcar, para a produção de etanol e avaliar os impactos.  “Existem três principais benefícios da utilização desses materiais em conjunto: a diversificação das fontes de matéria prima, o aumento da sustentabilidade e o crescimento da eficiência da indústria de etanol e milho”.

 

A irradiação por feixes de elétrons foi um dos importantes mecanismos utilizados nesse processo. A pesquisadora explica que os feixes são uma radiação ionizante provocada por meio de uma alta voltagem: “basicamente, são elétrons que quando interagem com a matéria-prima podem modificar as características do produto final trazendo alguns benefícios”. A professora Marcela acrescenta que o uso do feixe também tem um efeito direto na produção e no tratamento da biomassa, o que se torna importante pensando no cenário de transição de energia e tecnologia. 

Confira a repercussão:

Sagres 730

Print Friendly, PDF & Email