FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na edição de maio da Revista O Papel, Caroline Martin escreveu um artigo especial sobre nanomateriais da indústria de base florestal. Song Won Park,OPAPEL_May2023p56-67  professor da Escola Politécnica da USP, e outros pesquisadores da área foram convidados a explicar algumas das aplicações desses materiais, além de aspectos relacionados à nanociência e interesses comerciais. 

A nanotecnologia é uma ciência que se dedica ao estudo da manipulação da matéria em uma escala entre 1 e 100 nanômetros. Um material pode ser considerado um nanomaterial quando apresentado em uma dimensão muito menor do que seu tamanho usual, exibindo em suas dimensões externas ou em sua estrutura interior novas características que não foram tão evidentes em um tamanho maior”, esclarece o professor Song Won Park. 

Song Won Park também destaca que apesar da nanociência não ser um conceito novo, os mais recentes desenvolvimentos na área podem fazer com que se alcance objetivos ambicionados para um futuro mais sustentável. De acordo com os estudiosos entrevistados, os nanomateriais possuem diversos usos atuais e futuras aplicações já estão sendo estudadas. 

O principal nanomaterial produzido pela indústria de base florestal vem das fibras de celulose. Atualmente, existem mais de 225 empresas, institutos e universidades ativamente envolvidos em pesquisas relacionadas a isso. Outro nanomaterial com potencial de destaque é a nanolignina. 

Os impactos ambientais na produção, as viabilidades econômicas e a interação entre a academia e a indústria são pontos fundamentais na discussão que é traçada ao longo do artigo. 

Leia o texto completo neste link

 

Print Friendly, PDF & Email