O professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, discute, em entrevista ao Jornal da USP, novos modelos de aeronaves adaptados ao contexto da redução de emissão de gases poluentes.

Segundo o professor, nos últimos anos as aeronaves mudaram muito pouco. Neste sentido, ele apresenta possíveis alternativas sustentáveis no caminho de minimizar os problemas apresentados. Hoje, ele diz, os maiores responsáveis pela emissão do gás carbônico são os veículos terrestres, que encontram alternativas nos veículos elétricos, porém no caso dos aviões, já existem estudos para viabilizar modais elétricos, mas esse é um futuro ainda distante.

Já  existem algumas alternativas para contornar o cenário enquanto esse futuro não chega. O professor destaca a construção das asas treliçadas, atualmente sendo testadas pela Escola de Engenharia da USP São Carlos. “Ela tem uma estrutura maior, quase como se fossem duas asas, como as aeronaves eram antigamente, que permite uma maior eficiência. Essa asa treliçada permite uma redução no consumo de combustível de 10% a 15%”.

Na entrevista Medeiros discute outros caminhos e dificuldades para superar os obstáculos do problemas e novos combustíveis não-poluentes. Confira a reportagem completa no Jornal da USP