FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Ministro da Fazenda visita Poli-USP para conhecer pesquisas desenvolvidas pelo Centro de pesquisa para a Inovação em Gases de Efeito Estufa

“Vim conhecer o que me parece o projeto mais avançado na área de transformação ecológica do Brasil” 

No último dia 23 de setembro, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, visitou a Escola Politécnica (Poli) da USP para conhecer as iniciativas do Centro de Pesquisa para a Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). Também professor na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Haddad foi recebido pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, pelo diretor Geral do RCGI, Julio Meneghini  e por Vahan Agopyan, secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de outros dirigentes da Universidade.

Dentre as pesquisas, a produção de hidrogênio a partir do etanol se destacou. Fruto da parceria do RCGI com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com as empresas Shell Brasil, Raízen, Hytron, Senai Cetiqt e Toyota, a Poli abriga o veículo Mirai, cedido pela Toyota para testar a performance do combustível de baixo carbono. 

Os testes caminham em direção a um futuro no qual transportes mais pesados também possam ser abastecidos com o hidrogênio. “Vim conhecer o que me parece o projeto mais avançado na área de transformação ecológica do Brasil”, ressaltou o ministro. Ele também assumiu o compromisso com a Universidade de levar a proposta à consideração dos órgãos federais. 

Leia a matéria completa no Jornal da USP