Cláudio Geraldo Schön – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O professor Bruno Gualano, da Faculdade de Medicina da USP, e o Professor Cláudio Schon da Escola Politécnica (Poli) da USP escreveram um artigo para avaliar a produção científica na Universidade de São Paulo.

No texto, os docentes destacam as posições de destaque da USP nos maiores rankings de avaliação de pesquisa científica nacional e internacional, como a entrada de 247 pesquisadores no ranking da universidade estadunidense de Stanford como os mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação. O massivo investimento e a consequente qualidade dos cursos de graduação, pós graduação e dos grupos de pesquisa, com destaque para os Programas de Pré-Iniciação Científica e Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, os Programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o Programa de Pós-Doutorado e o Programa Pesquisador Colaborador, impulsionam a Universidade como um grande centro de produção do conhecimento científico.

Ganham destaque iniciativas como o “projeto Inspire, da equipe de engenharia multidisciplinar da Escola Politécnica e da Faculdade de Medicina (FM), que desenvolveu um ventilador pulmonar emergencial, de baixo custo e livre de patente, com insumos de fácil acesso no Brasil, com potencial de suprir a alta demanda do aparelho hospitalar. Além disso, faz-se menção ao desenvolvimento e oferecimento de teste capaz de diagnosticar a covid-19 pela saliva, sob liderança do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), financiado pela Fapesp e pelo Instituto de Biociências (IB) da USP”, entre a publicação de milhares de artigos e outras iniciativas.

Leia o artigo completo no Jornal da USP.