FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Com informações da FAPESP – Manobrar um navio de grande porte para ter acesso a um porto é uma tarefa complexa e arriscada. Esses veículos podem ter mais de 300 metros de comprimento e pesar mais de 100 mil toneladas. Além disso, não há freios. Portanto é necessário que os práticos, responsáveis por conduzir os navios tenham extrema habilidade. Pensando nos riscos e nas dificuldades que a atividade oferece, a empresa Navigandi está desenvolvendo um equipamento marítimo portátil de alta precisão, com hardwares e software integrados, que transmite informações dinâmicas em tempo real por meio de uma plataforma inteligente a fim de dar suporte a esses profissionais às manobras em águas restritas. 

Participam do projeto os pesquisadores André Seiji Sandes Ianagui e Rodrigo Barrera, do Tanque de Provas Numérico da USP)  e Edgar Szilagyi, responsável por toda parte eletrônica do equipamento. “O TPN possui um ambiente de simulação muito refinado, onde podemos representar condições idênticas às de uma área restrita de navegação. Esse ambiente simula até mesmo o passadiço do navio, onde o prático comanda a manobra simulada. Por isso tínhamos contato direto e constante com a praticagem e começamos a perceber os desafios que poderíamos ajudar a transpor”, afirma Ianagui.

Leia a matéria na íntegra no Portal da Fapesp.  

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