O município de São Paulo apresenta cerca de 6,2 milhões de automóveis registrados, de acordo com um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Transporte de São Paulo (Detran-SP). Com tamanho volume de motoristas, os recentes temporais têm impactado direta ou indiretamente a rotina desses usuários de automóveis.

Cassiano Isler – Foto: Researchgate

Um estudo do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli), desenvolvido por Enzo Gonçalves Yulita e orientado pelo professor Cassiano Isler, indica como o aumento na intensidade da chuva influencia na escolha de rotas no trânsito. Isler explica que a iniciativa partiu das discussões sobre a realidade das mudanças climáticas e seus impactos no sistema de transporte e comportamento dos indivíduos. “Nosso grupo de pesquisa no Laboratório de Planejamento de Transportes da Poli tem dado um enfoque na alteração do comportamento dos indivíduos em função desses eventos climáticos”, pontua.

Leia a notícia completa no Jornal da USP.