Ricardo Nakamura, professor da Poli, participa da criação de aplicativo para auxiliar a comunicação inclusiva

Texto do Jornal da USP.

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP lançou, no dia 15 de dezembro, o aplicativo FalaZeroDiscriminação. O aplicativo é resultado do projeto coordenado pela professora Ana Paula Morais Fernandes da EERP e pelo professor Ricardo Nakamura, da Escola Politécnica (Poli) da USP, que teve atividades desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da Secretaria da Saúde do governo do Estado de São Paulo. O evento online doi transmitido pelo canal do CRT no YouTube.

A iniciativa promove uma linguagem mais inclusiva, consciente e respeitosa na comunicação com esse público e surge como uma ferramenta com recomendações de terminologias em diversos aspectos, como identidade de gênero, orientação sexual, idade, capacidades, cor da pele, religião, aparência física e origem.

O aplicativo apresenta um glossário abrangente, permitindo aos usuários pesquisar termos e garantir que sua linguagem esteja alinhada com os princípios da inclusão. Ao digitar um termo, os usuários recebem informações instantâneas sobre sua adequação e impacto em termos de inclusão, além de sugestões de substituição por termos mais inclusivos. Dessa forma, o aplicativo contribui para uma comunicação mais respeitosa e equitativa.

Mais informações pelo Instagram @uspdignidade.

Confira a participação do professor Nakamura no lançamento do aplicativo FalaZeroDiscriminação.