O programa Poli Recicla, responsável pela gestão de resíduos da Escola Politécnica da USP, realizou o descarte adequado de 250 kg de periféricos, 20 monitores e 14 CPUs, equipamentos dos Departamentos de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) e de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI). Estes materiais ficaram armazenados em coletores de resíduos eletrônicos do prédio, até receberem a destinação correta. O funcionário responsável, Mario Sanematsu, explica que o uso desses coletores tem liberado muito espaço pois, apesar desses resíduos ocuparem pouco mais de 1000 litros dentro dos coletores, o mesmo  material espalhado ocuparia uma área muito maior que agora é utilizada para outras finalidades.

A triagem é feita pelos responsáveis pela informática de cada Departamento, que encaminham em seguida aos coletores de resíduos. Apenas esses funcionários tem acesso aos coletores, e nenhum equipamento é destinado aos coletores sem antes serem considerados sem utilidade ao Departamento.

O Programa Poli USP Recicla iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006, integrando a Escola Politécnica ao Programa USP Recicla, de responsabilidade da COCESP (Coordenadoria do campus de São Paulo), e dedica-se a promover a gestão sustentável dos resíduos dentro da USP.

A grandeza da Escola (uma comunidade de mais de 17.000 pessoas/dia distribuídas em oito edifícios) e a complexidade dos resíduos gerados, que incluem desde resíduos típicos de escritório até resíduos de diferentes laboratórios, levaram o projeto a se iniciar através de um diagnóstico da situação momentânea atendendo as exigências impostas pela Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo e de outras legislações pertinentes.