No dia 8 de março de 2022, às 19h, a diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou uma recepção para as ingressantes de 2022, em evento organizado junto ao Diretório Acadêmico, entidade representativa dos estudantes, e o Clube Minerva, organização de ex-alunas ligada à Associação dos Engenheiros Politécnicos, que tem como objetivo incentivar o interesse para formação de mulheres em carreiras STEM.

O diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, e o vice-diretor, professor Sílvio Nabeta, participaram do evento e deram as boas-vindas às calouras na abertura do evento. O diretor ressaltou a importância de fomentar a inclusão de mulheres nas carreiras de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. “Esse movimento é mundial, e precisamos trabalhar nesta direção”. Giudici lembrou que, há 4 anos, a primeira diretora da Poli tomou posse em 124 anos, um marco simbólico importantíssimo. “Isso mostra que essas questões estão sendo quebradas e estamos evoluindo, mas temos sempre que continuar lutando para que esta evolução continue”.

O vice-diretor Nabeta homenageou a todas as mulheres, em especial as que compõem a comunidade Politécnica. Nabeta reforçou que além do aumento no número de alunas, as mulheres estão a cada dia conquistando mais espaços de liderança dentro da Poli. “As meninas que entram aqui (Poli) estão também assumindo cargos importantes dentro da Escola, como a presidência do Grêmio e dos centros acadêmicos”. O professor finalizou destacando a trajetória de Edith Clarke, a primeira engenheira eletricista dos Estados Unidos, e primeira mestra pelo MIT.

A professora Maria Eugenia Boscov parabenizou as calouras e aconselhou que, durante o período de graduação na Poli, “há muitos desafios, mas também há muitas oportunidades, muitos coletivos, grupos e diversas maneiras de agir dentro da comunidade politécnica”, essas característica da Escola se devem ao fato de os alunos estarem em um ambiente inovador e tradicional que permite os estudantes se envolverem com várias atividades. A professora também acolheu as ingressantes explicando que dentro da Escola há vários grupos de apoio, e que ela mesma está aberta a ajudar as estudantes.

Clube Minerva

O Clube Minerva também recepcionou as calouras durante o evento. A coordenadora geral da iniciativa e engenheira civil e politécnica, Adriana Kazan, apresentou o Clube Minerva, um organização fundada por ex-alunas da Poli há dois anos e que luta pela equidade de gênero na Escola e na Engenharia, e convidou as ingressantes a contribuírem com o projeto. Além disso, o Clube também transmitiu um vídeo com mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas.

Diretório Acadêmico

Na sequência, o Diretório Acadêmico – entidade representativa dos estudantes, formada pelo Grêmio, Centro Acadêmicos, entidades, coletivos, e grupos acadêmicos – exibiram um vídeo sobre a Poli e suas dependências. As alunas Julia Carla de Oliveira, do Grêmio; Sara Caroline Vilela e Silva, do Centro Acadêmico da Engenharia de Produção (CAEP); Camila Mendes Siqueira, do Centro de Engenharia Civil (CEC); Larissa Albuquerque Nogueira, do Centro de Engenharia Elétrica (CEE); Giulia Mariano Machado, do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA); Laura Amorim Bezerra, do Centro Acadêmico da Engenharia Naval (CEN); Gabrielle Gentile, do Centro Moraes Rêgo (CMR); Steffany Castro Ribeiro, da Associação de Engenharia Química (AEQ), Gabriella Arbulu, do Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM); e Laura Viana Castro Aguiar, da Atlética, apresentaram as entidades que são representantes e compartilharam suas experiências como mulheres politécnicas.

Dinâmica

Marcelle Herescu, membro do Clube Minerva e engenheira Politécnica, comandou a realização de uma dinâmica sobre as contribuições de mulheres para as ciências. A dinâmica foi em formato de quiz, no qual as ingressantes responderam perguntas sobre feitos, descobertas e criações na área de STEM (sigla em inglês para “Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática”) realizadas por mulheres. A caloura Larissa venceu o quiz e ganhou como prêmio o livro “Mulheres que correm com lobos” e uma camiseta da Poli, cedida pelo Grêmio.

Encerramento

Ao final do evento, o Diretório passou um vídeo sobre a participação feminina na Escola e membros da organização do evento parabenizaram e deram as boas-vindas às ingressantes. A caloura Maria Victoria Locatelli agradeceu a realização do evento e compartilhou que está muito contente de entrar na Poli.