A Escola Politécnica da USP lançou, no dia 12 de junho, um edital para selecionar projetos de pesquisa contemplando a aquisição de equipamentos sob coordenação e responsabilidade de um jovem docente, ingressante no quadro docente da Escola Politécnica a partir de 12 de junho de 2008, ou seja, com até 10 anos de contrato, para uma pesquisa individual ou em grupo, com equipe formada por dois ou mais jovens docentes. O prazo para inscrições vai até o dia 22 de junho de 2018, e o resultado será divulgado em 2 de julho.

Os detalhes do Edital podem ser acessados no link. As inscrições serão feitas pelo formulário disponível na Intranet.

“Esta iniciativa da Diretoria da Escola Politécnica, juntamente com a Comissão de Pesquisa, visa, com a aquisição de equipamentos e de material permanente, apoiar o desenvolvimento de pesquisa pelos jovens docentes, buscando aumentar o impacto destas atividades no cenário internacional e fortalecer sua relação com a sociedade, bem como aumentar a produção científica dos docentes e dos grupos aos quais pertencem”.

Os recursos de Infraestrutura Institucional são concedidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo que 50% dos mesmos retornam aos docentes coordenadores de projetos aprovados pela FAPESP que geraram os recursos, e 50% são administrados pela Diretoria da Poli para destinar à melhor aplicação que implique em ganhos à Instituição em termos de pesquisa. Estes últimos 50% dos recursos destinados à Poli são a fonte do presente Edital, e somam R$ 650.000,00, que serão integralmente distribuídos aos projetos selecionados neste Edital. Este montante expressivo de recursos foi obtido graças à concessão de projetos de pesquisa de grande monta que docentes da Poli apresentaram à FAPESP e receberam a concessão nos dois últimos anos.

Como se inscrever

Somente o docente coordenador do projeto deve acessar o sistema no link e preencher os dados. Existem duas modalidades de projeto: individual e em grupo. Apenas o coordenador do projeto deve realizar o cadastro no sistema, independente da modalidade. Em ambas as modalidades podem ser inseridos alunos e funcionários como membros, mas os docentes só podem ser inseridos na modalidade grupo. Todos os membros devem ter vínculo com a Poli. Em nenhuma modalidade o docente pode inserir a si mesmo. Se um docente já é coordenador num projeto, ele não pode ser colocado como membro em outro projeto.

Todos os campos são obrigatórios. O número USP, o cargo dos membros do grupo e o endereço do currículo Lattes devem ser informados por completo. Alguns dados têm preenchimento automático, como o nome do docente, uma vez que o sistema busca as informações no banco de dados. O responsável deve tomar o cuidado de inserir os detalhes sobre os equipamentos solicitados e os seus respectivos valores.