EDITAL EP035/2016 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
O Diretor da Escola Politécnica da USP, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico Administrativo, em sessão realizada em 23/06/2016, estarão abertas pelo prazo de 10 dias, no período de 28/06/2016 a 07/07/2016, das 08h00 às 17h00 horas, as inscrições para contratação de docente por prazo determinado, cargo/claro nº 1246003, como Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$ 1.795,81, em Jornada de 12 horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, na especialidade ”Sistemas digitais e rede de computadores”.
1 – As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3 nº.158 – Prédio de Engenharia Elétrica, sala C2-26), devendo o candidato apresentar:
I – cópia da cédula de identidade (RG/RNE, OU PASSAPORTE);
II – cópia do CPF;
III – prova de que é portador do titulo de Doutor, outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional.
§ 1º – A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.
§ 2º – Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.
2 – O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do (s) aprovado (s).
3 – Atribuição da função: os candidatos aprovados, ao serem contratados, deverão ministrar a (s) seguinte (s) disciplina (s):
– PCS3612 – Organização e Arquitetura de Computadores I
– PCS2476 – Fundamentos de Redes de Computadores
– PCS3614 – Redes de Computadores I
4 – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de nota (s) em prova (s), que será (ão) realizada (s) em uma única fase, na seguinte conformidade:
A) Prova Escrita
§ 1º – A prova escrita que versará sobre o programa base do concurso, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP:
§ 2º – A comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;
§ 3º – Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;
§ 4º – Durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos de uso público, não em meio eletrônico, que o candidato tiver levado para o local da prova, da qual não lhe será permitido ausentar-se durante esse período;
§ 5º – As anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;
§ 6º – A prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;
§ 7º – Cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.
B) Prova Didática
5 – A prova didática será pública, com a duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, e versará sobre o programa base do concurso, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.
§ 1º – O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática;
§ 2º – O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.
§ 3º – O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entenderem que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
§ 4º – Os candidatos que se apresentarem depois do horário estabelecido não poderão realizar as provas.
6 – Os pesos das provas são os mesmos estabelecidos no Regimento das Unidades, e para o cálculo da média individual, a soma dos pesos será o quociente de divisão.
7 – Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota mínima sete.
8 – A comissão de Seleção deve definir o primeiro colocado pela maioria das indicações dos membros da Comissão. Excluído o primeiro colocado, a Comissão deverá, dentre os candidatos remanescentes, escolher o segundo colocado pela maioria das indicações de seus membros, e assim, sucessivamente.
9 – Havendo empate, a Comissão de seleção desempatará mediante justificativa, levando em consideração a média global, obtida pelos candidatos com todos os examinadores.
10 – O programa base do concurso será o seguinte:
Sistemas Digitais:
- Abstrações do Computador e Tecnologia: caracterização de desempenho das arquiteturas, relações básicas e a Lei de Amdahl; análise de custo e barreiras de energia.
- Modelos arquiteturais: Von Neuman e Harvard.
- Instruções: conceitos básicos de instrução, programa, processador, memória, entrada e saída e multiprocessamento; formatos, tipos e conjuntos de instruções e modos de endereçamento.
- Processador: organizações seriais e paralelas (“pipeline”) do processador; arquiteturas RISC e CISC (características e fundamentos).
- Sistema de memória: hierarquia, memória cache e memória virtual.
- Suporte arquitetural ao sistema operacional e virtualização.
- Armazenamento e arquitetura de entrada e saída: princípios de operação de periféricos (disco, fita, etc.).
- Organização avançada de computadores: multiprocessadores com memória compartilhada, multicore, clusters, GPUs.
- Aplicação dos conceitos e tecnologias estudadas em um projeto de sistema não-trivial. Implementação em VHDL com síntese em FPGA.
Redes de Computadores:
- Conceitos básicos sobre Teleprocessamento: evolução de sistemas de teleprocessamento e redes.
- Técnicas de modulação.
- Conceitos de comutação.
- Modelo de referência OSI: conceitos básicos, arquitetura em camadas.
- Redes locais: métodos de acesso tradicionais, equipamentos para implementação de redes locais: hubs, switches, pontes, roteadores.
- Interconexão de redes. Redes de longa distância: X.25, Frame Relay e ATM.
- Cabeamento estruturado.
- Visão geral da arquitetura TCP/IP.
- Protocolo IP.
- Protocolo ARP.
- Protocolos UDP e TCP.
- Controle de congestionamento do protocolo TCP.
- Serviços e protocolos de aplicação: DNS, Telnet, FTP, SMTP, POP, HTTP.
- Roteamento na Internet.
- Algoritmos de roteamento: distance vector e link state.
- Protocolos de roteamento: RIP, OSPF e BGP.
- Programação de redes utilizando a interface sockets.
11 – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no dia 14/07/2016, na quinta-feira, das 08h00 às 17h00, na secretaria do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, na Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3 nº.158 – Prédio de Engenharia Elétrica, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.
12 – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.
13 – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/07/2017, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.
14 – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.
15 – São condições de admissão:
Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.
Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.
Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP ou pelo email svorcc@poli.usp.br.