FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Escola Politécnica da USP lamenta informar o falecimento do professor Nicolau Dionísio Fares Gualda, docente sênior do Departamento de Engenharia de Transportes, na quarta-feira, 9 de junho de 2021. A família comunicou que não haverá cerimônia pública de velório e da cremação.

O professor Gualda foi homenageado, em novembro de 2020, por suas contribuições para área de logística. Era especialista em modelagem de sistemas logísticos e em planejamento e projeto de terminais de transportes. Atuou em grandes iniciativas como no planejamento do sistema aeroportuário brasileiro, no projeto do Aeroporto de Guarulhos e em consultoria em logística para empresas de ponta. Foi professor convidado da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e da Universidade de Marselha, França. É consultor ad-hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e do Scielo.

Sua produção técnico-científica incluía, em novembro de 2020, 65 trabalhos em congressos, 26 artigos em periódicos e 9 capítulos de livros.

Orientou 41 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, tendo entre seus orientados: o ex-reitor do ITA Claudio Jorge Pinto Alves; o ex-vice-reitor da Unicamp Orlando Fontes Lima Jr.; os ex-diretores da ESALQ (José Vicente Caixeta Filho), do Mackenzie (Arnaldo A. R. Vallim Filho) e do ILA – Instituto de Logística da Aeronáutica (Cel. Eng. Ulisses de Oliveira Bonasser); o ex-Secretário de Estado de Transportes e Secretário de Aviação Civil Dario Rais Lopes; os professores da USP: Claudio Barbieri da Cunha, Rui Carlos Botter, Hugo T. Y. Yoshizaki, José Vicente Caixeta Filho, Marcelo Eduardo Giacaglia e Hugo Pietrantonio; do ITA: Claudio Jorge Pinto Alves, Carlos Muller, Dario Rais Lopes, Fernando T. M. Abrahão e Evandro José da Silva; da UNICAMP (Orlando Fontes Lima Jr.); da University of Texas at Santo Antonio (Ângela Jannini Weissmann); de Universidades Federais (Gustavo Peixoto Silva, Gregório C. de Moraes Neto); e diretores de empresas do setor (André Alarcon de Almeida Prado, Ricardo Hamad).

 

Print Friendly, PDF & Email