FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Os alunos que estão cursando o seu último semestre já podem realizar sua inscrição para Colação de Grau referente aos possíveis formandos no 2º semestre de 2023, e  deverão efetuá-las até às 22h do dia 5 de novembro de 2023, domingo.

Observações:

  • Se existe a possibilidade de se formar no final deste segundo semestre (2º/2023), mesmo sendo uma possibilidade pequena, você deve fazer a Inscrição e entregar a documentação. Por favor, não é necessário esperar a última nota ou equivalência sair, isso ajudará para que não haja atraso nos procedimentos para a realização da colação grau.
  • Os alunos que fizeram a Inscrição no semestre passado e não se formaram e vão se formar no final deste semestre, devem fazer a Inscrição e entregar os documentos novamente.

Juntamente com a inscrição o aluno deve, obrigatoriamente, enviar os seguintes documentos:

  • RG, (não pode ser CNH);
  • RNM ou RNE, (somente em caso de Estrangeiro, neste caso não é necessário a Certidão de Nascimento e o RG);
  • Documento Militar, (somente alunos da Marinha, neste caso não é necessário o RG);
  • CPF (se o número na cópia estiver legível no RG a entrega não será necessária);
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Os três documentos devem estar digitalizados cada um apenas em PDF, com frente e verso legíveis. Atenção: Não serão aceitos documentos de fotos de celulares, com arquivos de extensão JPEG, PNG entre outras. Só serão aceitos documentos com extensão em PDF.Obs.: Antes de preencher o formulário tenha os documentos já digitalizados.

O formulário de inscrição pode ser acessado aqui

A falta de qualquer documento solicitado implicará na interrupção do processo da Colação de Grau.

Após a inscrição, as Grades Curriculares de todos os inscritos serão conferidas em meados de janeiro a fevereiro/2023. Após a conferência enviaremos um e-mail informando a sua situação (Pendente ou Aprovado).

Obs.:  A Seção de Expedição de Diplomas não faz nenhuma conferência de Grade antes dos meses estabelecidos (janeiro a fevereiro/2023).

Seguem algumas Orientações Prévias que poderão contribuir com o processo de Conferência e regularização de possíveis pendências:

  • Alunos da EC2 que cursaram disciplinas da EC3 devem solicitar equivalência dessas disciplinas junto ao SVGRAD;
  • Alunos do Convênio Duplo Diploma que ainda estão com o período de DD como MA no histórico escolar, devem solicitar à CRInt o envio da documentação ao SVGRAD para regularização. Estas disciplinas serão lançadas no Histórico Escolar do Júpiter, e não podem estar com Status de MA (matriculado), elas devem estar com o Status de AE (aproveitamento de estudos);
  • Alunos que fizeram Intercâmbio Acadêmico no exterior e que no histórico escolar o período ainda consta como MA (matriculado), devem solicitar o aproveitamento desse intercâmbio junto ao SVGRAD. As orientações estão disponíveis neste link
  • Verificar a quantidade de optativas livres cursadas com relação ao seu curso, principalmente com relação ao crédito aula e trabalho, alguns cursos solicitam que as disciplinas optativas livres sejam apenas crédito aula.
  • Se você tem alguma disciplina de Módulo que cursou no lugar do que foi solicitado na sua grade, você deverá solicitar uma autorização junto ao seu coordenador e assim que aprovada a mesma deverá ser lançada no seu Histórico Escolar;
  • Nenhuma disciplina poderá estar com nota e continuar com Status de Matriculado (MA), todas deverão ser validadas no sistema, estarem aprovadas Status (A), ou reprovadas;
  • Verifique se existe alguma disciplina no seu Histórico que esteja com Status de Inscrição (I), Pendente (P) ou qualquer outro status que possa impedir a sua conclusão, como já mencionado nos itens anteriores as disciplinas só poderão estar com Status de Aprovado (A) ou reprovadas;
  • As disciplinas que foram solicitadas equivalências para substituírem disciplinas obrigatórias da grade não podem ser contabilizadas como Optativas Livres;
  • Os alunos de Duplo Diploma que fizeram alguma alteração de Plano de Estudos para quando retornassem ao Brasil devem formalizar essa alteração em documento aprovado pela Coc. do seu departamento e entregue ao Serviço de Graduação (Seção de Alunos) para que seja aprovado pela Comissão de Graduação – CG.

Esses itens devem ser atendidos para que não atrasem o seu processo de formatura e colação de grau.

Assim que a data de colação de grau for agendada será enviado um e-mail para comunicar.

Print Friendly, PDF & Email