Inclusão e Pertencimento
Informações e serviços sobre inclusão, pertencimento, diversidade e bem-estar na Poli-USP
Nesta página, você encontra informações, iniciativas e serviços da Escola Politécnica da USP relacionados à inclusão, diversidade, equidade, pertencimento e permanência. As ações aqui reunidas dialogam com as diretrizes da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e abrangem temas como vida no campus, saúde mental, relações étnico-raciais e de gênero, direitos humanos, bem-estar social e formação profissional. A proposta é facilitar o acesso da comunidade da Poli a recursos que promovam um ambiente mais acolhedor, justo e plural.
PROTOCOLO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE MENTAL
ECOS - Escuta, acolhimento e orientação
SUA - Sistema USP de Acolhimento:
Adaptação TEA
Apoio à permanência: PAPFE
CARE USP
formação e Letramento
A USP oferece apoio em Saúde Mental?
Sim, o Programa ECOS é direcionado à Comunidade USP com múltiplas frentes de ação: “Escuta, acolhimento e orientação; “Articulação da rede de cuidados” e “Apoio institucional”.
Existe alguma adaptação para pessoas com TEA na Poli?
A CIP busca identificar e implementar medidas para o acolhimento e bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades específicas, como relatado em um artigo sobre adaptações pedagógicas e laborais.
Onde posso encontrar materiais para uma formação e letramento em Inclusão e Pertencimento?
Você pode conferir as atividades promovidas pela CIP no site indicado no card "Formação e Letramento".
Você conhece o novo sistema de acolhimento da USP?
O SUA - Sistema USP de Acolhimento, Registro e Responsabilização para Situações de Assédio, Violência, Discriminações e Outras Violações de Direitos Humanos ocorridas na Universidade de São Paulo é um canal de orientação, esclarecimento de dúvidas sobre encaminhamentos e procedimentos possíveis em relação aos tópicos acima.
A USP tem um Protocolo de Emergência de Saúde Mental?
Sim! Para o tratamento imediato de ocorrências emergenciais dentro da USP que envolvam saúde mental, a universidade dispõe de um protocolo de ações que devem ser seguidas por todos os membros da comunidade. Esse protocolo pode ser acessado clicando aqui.
O que é o Apoio à Permanência - PAPFE?
O PAPFE tem por objetivo propiciar melhores condições para que as/os estudantes de graduação e de pós-graduação realizem seu percurso acadêmico na Universidade com dignidade e diminuir a evasão causada por dificuldades econômicas.
Apoio à permanência
A Universidade de São Paulo tem o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), coordenado pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, que é parte da política de permanência da USP.
O PAPFE tem por objetivo propiciar melhores condições para que as/os estudantes de graduação e de pós-graduação realizem seu percurso acadêmico na Universidade com dignidade e diminuir a evasão causada por dificuldades econômicas.
A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.
Precisa de ajuda?
Tem alguma reclamação ou denúncia?
Contato
Endereço:
Edifício Mário Covas Jr., Prédio da Administração da Poli-USP, 1º andar.
Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico – número 380
CEP – 05508-010 – São Paulo – SP







