FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

USP e Harvard, juntas, em um curso colaborativo

Trinta alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard (SEAS) estão participando de um curso colaborativo, em São Paulo, ministrado por especialistas do Brasil e dos Estados Unidos. Em sua quarta edição, o curso é focado em questões ambientais e neste ano o tema aborda os desafios globais da produção de energia nas próximas décadas.

Além de aulas e palestras, os alunos estão fazendo visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas, como o Aterro Sanitário Bandeirantes, em São Paulo, onde é explorado gás metano; e as usinas de energia nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. “Os participantes também integram grupos de trabalhos para discutir novos projetos de pesquisa em conjunto, com base nos problemas identificados em campo”, conta a uma das coordenadoras do curso, a professora Monica Porto, chefe do Departamento de Hidráulica e Ambiental da Poli.

Segundo ela, a temática do curso é voltada principalmente para questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, problemática social, impactos ambientais locais e globais e os desafios enfrentados pela engenharia. “Por abranger uma temática de escala global, parcerias entre instituições de diferentes países possibilitam ampliar os pontos de vista na busca por soluções que possam assegurar um modelo de desenvolvimento sustentável”, ressalta a professora.

Com duração de duas semanas, o curso será ministrado até sexta-feira (18/1). A expectativa é que haja um fortalecimento das redes pessoais e institucionais, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores. “Em 2011, um docente da Poli desenvolveu um projeto conjunto relacionado à síntese e a modificação de membranas poliméricas para tratamento de água e efluentes”, conta. “Houve também intercâmbio de vários alunos entre as instituições”, acrescenta. Além disso, cresceu a participação de especialistas de outras áreas correlatas ao tema. “De início, participavam apenas docentes da área ambiental, agora já contamos com o apoio de professores das engenharias Elétrica e Mecânica da Poli”, finaliza.

Saiba mais sobre o curso em: http://www.drclas.harvard.edu/brazil/seas-poli-usp-2013.

Print Friendly, PDF & Email