Alunos da Escola Politécnica deram aulas de introdução ao uso computadores para terceira turma de trabalhadores ligados à USP

No dia 5 de agosto de 2014, 36 funcionários que trabalham na USP receberam o certificado do curso “Introdução ao uso de computadores”, projeto de inclusão digital do Poli Cidadã, programa de extensão da Escola Politécnica da USP que, desde 2004, busca estimular o envolvimento de professores e alunos em atividades de caráter social a fim de estreitar a relação da universidade com a sociedade. No evento estavam presentes o diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, e o Tutor do programa PET Mecatrônica, Diolino José dos Santos Filho, que fizeram a entrega dos certificados para a equipe de monitores, coordenação e suporte do Projeto Inclusão Digital 2014. Uma nova edição do curso está prevista para o início de 2015.

Os trabalhadores que participaram do curso são ligados à USP diretamente ou por meio de empresas terceirizadas, e receberam treinamento sobre o uso dos computadores, o que é visto pelo Poli Cidadã como uma maneira plena de se exercer a cidadania, seja para uso de serviços públicos ou de interesse e desenvolvimento pessoal, “o uso de computadores e da internet é fundamental”. Na avaliação realizada junto aos monitores e participantes, os organizadores destacaram que houve uma ótima troca de experiências entre estudantes e funcionários. “Os estudantes puderam conhecer melhor os funcionários, sua realidade, suas dificuldades, e a alegria que sentiam no processo de aprendizagem. Eles enfrentaram com sucesso o processo de preparar e ministrar aulas. Os funcionários sentiram-se mais acolhidos e atendidos em suas necessidades”.

O curso foi coordenado pelo Prof. Antonio Luis de Campos Mariani e pelo aluno Gabriel Emídio dos Santos do PET Mecatrônica, e contou com o apoio de 12 estudantes da Poli/USP que atuaram como monitores e ministraram as oito aulas. O projeto teve início em 2012, por meio de uma parceria entre o Programa Poli Cidadã, o Programa PET Mecatrônica, e um grupo de funcionários do Centro de Computação Eletrônica da USP, identificado por Cidadania Digital, e está na terceira edição. A iniciativa teve apoio da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) para a infraestrutura logística, de gráfica e de recursos de informática, e contou com o suporte de uma equipe de funcionários da Escola, e da secretaria do Poli Cidadã. A sala com computadores foi viabilizada através da Comissão do Biênio da Poli/USP, com apoio do Prof. Fábio Cozman e do Giuliano Salcas Oguin.