CT3 é um de dois centros formados pelo MCTI para formar recursos humanos qualificados em TIC

O Departamento de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica realiza, nos dias 2 e 3 de julho, a primeira “Job Fair” (Feira de Empregos) do Centro de Treinamento para Projetistas de Circuitos Integrados (CT3-EPUSP). A atividade integra a formatura da primeira turma do Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (CI Brasil), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Dezoito alunos com bolsas do CNPq estão concluindo o curso de treinamento, que teve duração de um ano.

“A Poli sedia o centro de formação de São Paulo. Estamos formando alunos selecionados pelo MCTI em área de alta tecnologia, que tem grande demanda do mercado e falta de profissionais qualificados no País”, afirma o professor Antonio Seabra, chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI), unidade da Poli onde o curso é realizado.

O CT3 é coordenado pelo doutor João Antonio Martino e gerenciado pela doutora Paula Ghedini Der Agopian. Foi implantado no prédio da Engenharia Elétrica da Poli, e dispõe de duas salas de treinamento equipadas com 36 estações de trabalho cada uma e softwares comerciais de última geração, só disponíveis em grandes empresas.

O “Job Fair” tem por objetivo facilitar o contato entre os formandos e as empresas. Participando da “Job Fair”, as empresas têm acesso a profissionais com alto padrão de especialização nas três principais áreas de desenvolvimento de projetos de Circuitos Integrados: Sistemas Digitais, Sistemas de Sinais Mistos e Sistemas de Rádio Frequência.

Durante os dois dias, dez empresas da área de microeletrônica, projetos de circuitos integrados e de hardware vão expor suas principais atividades/projetos atuais visando selecionar candidatos para ocuparem posições de trainees, cargos técnicos e até gerenciais. Os selecionados podem receber uma bolsa do CNPq por um ano ou ser diretamente contratados pelas empresas para realizarem o “on the job training”.

O “Job Fair” é realizado em dois turnos: no período da manhã são ministradas palestras pelas empresas para que os candidatos conheçam melhor as propostas e se inscrevam em cada oportunidade oferecida. No período da tarde são realizadas entrevistas para que as empresas possam selecionar aqueles que melhor se adequam ao seu perfil.

As empresas de alta tecnologia da área de projeto de circuitos integrados e hardware vão se dividir nas apresentações. No primeiro dia participam Freescale, DH SENAI CIMATEC, Unitec, Centro VonBraun, e CEITEC. No segundo dia será a vez da LSITEC, Smart, Cadence, DF Chip, CI-Brasil.

“A proposta não é apenas dar o treinamento, formar as pessoas e fechar os olhos, mas ajudá-las a se inserir no mercado, promovendo a interação com as empresas”, destaca Seabra. “Essa iniciativa é muito inovadora, pois as empresas podem acessar recursos humanos altamente qualificados e o governo ainda oferece um apoio para os alunos formados pelo CT3 por meio da bolsa para o aluno contratado para o treinamento nas empresas”, finaliza.

As apresentações das empresas na “Job Fair” serão realizadas na sala AN-20 no galpão do Departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA). As entrevistas, na parte da tarde, serão feitas na própria AN-20 e nas salas GD-03 e GD-5 do Galpão Didático do PSI, prédio no qual o treinamento é realizado.

************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA: