FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Projetos voluntários dão apoio a alunos de ensino médio de escolas públicas da periferia de São Paulo

Muito além de ensinar física ou matemática, estudantes da Escola Politécnica da USP estão levando novas perspectivas a estudantes de ensino médio da rede pública na cidade de São Paulo. Do ensino de conceitos básicos à preparação mais ampla para o vestibular, quatro projetos são apoiados pelo programa de responsabilidade social Poli Cidadã e, em diferentes formatos, os voluntários tentam suprir lacunas na educação básica e dividir com os alunos suas visões sobre as oportunidades depois do ensino médio.

voluntarios-educacao-n

Na sexta-feira, dia 14 de agosto, representantes do Cursinho do Grêmio Politécnico, dos grupos Kali, Matemática em movimento e Potência, bem como do programa Poli Cidadã, se reuniram para trocar experiências e discutir técnicas pedagógicas e a evasão dos alunos ao longo do curso que oferecem. Os participantes do evento estimam que aproximadamente 120 alunos da Poli contribuem com os projetos que beneficiam mais de 400 estudantes do ensino médio público. A vice-diretora da Escola Politécnica da USP, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, esteve presente e ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelos alunos. Segundo a professora, é motivo de orgulho para a Escola ter alunos envolvidos com projetos de alto impacto social e de cidadania, buscando soluções e o aprimoramento dessas atividades. “Essa solidariedade e essa vontade de melhorar o mundo me dá um otimismo muito grande, de ver pessoas dispostas e de coração aberta a tentar ajudar”.

O professor Antonio Luis de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica, coordenador do Poli Cidadã, elogiou os estudantes presentes. “Vocês são de fato para nós um exemplo. Eu acredito que a chave para mudar o País seja pela educação, e estou aqui militando como professor acreditando firmemente nisso. Vocês são para nós um exemplo de gente engajada, de jovens que estão propondo ações que mudam a perspectiva de futuro do país”.

O programa Poli Cidadã realiza reuniões com os representantes dos projetos para que estes troquem experiências e possam aprimorar suas atividades “A importância dessa reunião é valorizar os projetos de responsabilidade social plena, dar oportunidade para que eles cresçam se fortaleçam e ampliem-se, e assim mostrar para a comunidade politécnica com esse crescimento o super valor que um grande número de alunos da Poli tem em suas atividades voluntárias”.

O programa Poli Cidadã valoriza projetos com três diferentes frentes características importantes: que os alunos usem suas habilidades, que eles interajam com públicos-alvo externos à universidade, fazendo com que eles cresçam na sua dimensão de perspectiva social encontrando nesses públicos novas realidades que os façam crescer, e projetos que tenham continuidade, que não sejam pontuais, que coloquem em prática as habilidades de estudantes, de futuros engenheiros, em projetos estruturados com continuidade. “Esses projetos tem as três características, e isso para nós é importantíssimo para a Poli e para o Poli Cidadã, e apoiá-los é a nossa missão”, explica Mariani.

Durante o workshop foi formalizada uma parceria entre o Poli Cidadã e o Cursinho do Grêmio Politécnico, que passa a receber apoio institucional da Escola, como projeto de extensão.

Conheça os projetos

Cursinho do Grêmio da Poli-USP

Cursinho pré-vestibular gratuito, oferece processo seletivo nos dois semestres.

http://cursinhodogremiodapoli.blogspot.com.br/

Kali

Fundado em 2013, atua na Escola Estadual Mário Toledo de Moraes na cidade de Caieiras com aulas aos sábados no estilo reforço, ensinando desde os aspectos mais básicos.

https://www.facebook.com/projetokali?fref=nf

Matemática em movimento

Fundado em 2012, tem 50 voluntários e 40 alunos. Aulas aos sábados para jovens do Ensino Médio público de São Paulo e que vai muito além da matemática.

http://matematicaemmovimento.com.br/

Potência

Pretende auxiliar na educação de alunos do ensino básico, oferece aulas ao sábado.

https://sites.google.com/site/preparacaoemexatas/

https://www.facebook.com/ProjetoPotencia?fref=ts

Print Friendly, PDF & Email