Oficina com alunos da rede estadual será realizada nos dias 24 e 25 de outubro no Departamento de Engenharia Mecânica, no campus Butantã

Nos dias 24 e 25 de outubro, 32 alunos do 6º ao 9º anos da Escola Estadual Emigdio de Barros, que atende crianças da comunidade São Remo, localizada na Zona Oeste de São Paulo, participam do projeto “Oficina de Carrinhos de Rolimã”, desenvolvido por estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), no âmbito do Programa Poli Cidadã. Esta é a quinta edição do evento, que já faz sucesso entre as crianças, empolgadas com a oportunidade de aprender a fabricar seus próprios carrinhos, contando com monitoria de alunos da Poli para a tarefa.

Segundo o professor Antonio Luis de Campos Mariani, coordenador do Programa Poli Cidadã, as crianças serão estimuladas pelos monitores a pensar em todas as etapas do projeto, como em um projeto de engenharia, da concepção e suas características básicas, dimensões até o processo de fabricação. “Com isso, queremos combinar um pouco de teoria e prática, despertando nas crianças o interesse pela área técnica. É uma forma de estimulá-las a optar por uma carreira profissional na área”, aponta. “Ao participar de uma atividade lúdica e didática, as crianças aprendem com prazer e enxergam melhor o seu potencial”, acrescenta.

Na sequência dessa atividade inicial, os alunos irão fabricar e decorar os carrinhos. A diversão não acaba aí porque em novembro, já com os carrinhos prontos, os alunos participarão de uma bateria especial a ser promovida no GP de Carrinhos de Rolimã da USP, uma competição já tradicional no calendário esportivo da capital paulista.

Neste ano, além da parceria do Centro Acadêmico Mecânica (CAM) da Poli, a “Oficina de Carrinhos de Rolimã” contará com a participação de alunos da Faculdade de Odontologia da USP, que aproveitarão a ocasião para trabalhar, em uma atividade paralela, a questão de saúde bucal.

Serviço:

Oficina de Carrinhos de Rolimã

Data e horário: 24 e 25 de outubro, das 9h às 16h,

Local: Salas de aula do prédio da Engenharia Mecânica da Poli (Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária São Paulo).

*****************************

Atendimento à imprensa: