Uma das baterias será exclusiva para crianças da Escola Estadual Emygdio de Barros, que disputarão a corrida com carrinhos construídos por elas mesmas

Neste sábado (07/11), a partir das 8h30, será realizado o tradicional Grande Prêmio de Carrinhos de Rolimã Poli/NSK. Promovido pelo Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), o evento deve reunir entre 60 e 80 competidores. Uma das categorias será composta apenas pelo grupo de 22 crianças da Escola Estadual Emygdio de Barros, situada próxima à USP, na Zona Oeste da capital. Com idade entre 10 e 14 anos, essas crianças participaram de uma oficina realizada pelo Programa Poli Cidadã para fabricarem seus próprios carrinhos. Elas irão disputar três baterias e o vencedor será premiado na categoria “Infantil”.

O GP será disputado dentro do campus da USP no Butantã, em um circuito que se inicia na Rua do Matão, próximo do prédio da Biologia, na Cidade Universitária. “Participar da competição é a oportunidade que as crianças têm de observar, na prática, o resultado de seu trabalho na oficina. Além, obviamente, de se divertirem”, afirma o professor Antonio Luis de Campos Mariani, coordenador do Programa Poli Cidadã, responsável pela “Oficina de Carrinhos de Rolimã”.

A oficina foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro. Na ocasião, as crianças foram estimuladas pelos monitores, alunos da Poli, a pensar em todas as etapas do projeto, como em um projeto de engenharia, da concepção e suas características básicas, dimensões até o processo de fabricação. Além da Poli-USP, a oficina teve patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e da Sociedade Internacional dos Engenheiros de Ar Condicionado (ASHRAE).

A atividade teve também importante parceria com a Faculdade de Odontologia da USP: alunos do Centro Acadêmico realizaram palestra e atividades para melhorar a saúde bucal de meninos e meninas presentes.

Segundo o professor Mariani, a Oficina de Carrinhos de Rolimã é um exemplo de atuação da Poli e da Universidade no que se refere aos três pilares que norteiam as ações da USP: o ensino, a pesquisa e a extensão. “No caso do ensino, temos os alunos da Poli atuando como monitores da oficina. Eles estudaram e ensinaram as crianças, por exemplo, a utilizar ferramentas, os EPIs, (equipamentos de proteção individual), a selecionar peças e dispositivos mecânicos etc”, destaca.

A extensão, diz ele, é outra característica forte da atividade. “A Universidade abre as portas para estudantes do ensino fundamental, com integração entre estes dois grupos, motivando meninos e meninas a investir mais na sua educação, a fazer cursos técnicos”, aponta.

Já na pesquisa, a oficina foi uma oportunidade para a realização de medições experimentais para o Projeto Qualidade do Ar em Laboratórios de Escolas. “Um aluno que eu oriento mediu a quantidade de particulado que está presente no ar antes e durante os processos de fabricação, assim como a concentração de CO2 presente no ambiente a cada 15 minutos”, conta.

O GP de Carrinho de Rolimã

Este ano o regulamento que se aplica aos demais participantes do GP foi alterado. Até o ano passado, havia a bateria das crianças da oficina e outras três: “Geral”, “Alegoria” e “Feminina”. Agora não há um número fixo de baterias. Esse número dependerá da quantidade de competidores, variando de 10 a 12 carros por bateria classificatória. Se houver 87 competidores, por exemplo, serão disputadas oito baterias no total (sete com 11 carros e uma com dez).

O GP terá cinco baterias para o público geral: classificatória; oitavas de final; quartas de final; semifinal; final. Será disputada, ainda, uma bateria Feminina, realizada entre as baterias oficiais. As três primeiras colocadas também serão premiadas. Haverá também uma bateria Alegórica, na qual descerão os carrinhos que a comissão organizadora julgar mais criativos, engraçados e espirituosos.

Os organizadores vão oferecer premiações extras, como o “Carrinho Mais Criativo”, o “Melhor Projeto de Engenharia”, o “Melhor Estreante”, e a “Premiação por Equipe”.

Os interessados podem fazer inscrição até o dia do evento pelo site http://cam.poli.usp.br/inscricao-gp/ . A taxa é R$ 50,00, mais dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades beneficentes. Mais informações: http://cam.poli.usp.br/gp/.

Serviço:

Grande Prêmio de Carrinhos de Rolimã Poli / NSK

Data e horário: 7 de novembro, à partir das 8h30.

Local: largada na Rua do Matão, perto do prédio da Biologia.

***********************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA