Encontro serviu para identificação de potenciais de cooperação entre a Escola e o governo britânico

No dia 21 de fevereiro, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo recebeu o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Departamento de Comércio Exterior para o setor de Tecnologia do governo britânico, Cristiano Andrade, para discutir possibilidades de cooperação no tema de tecnologias e as smart cities. O representante foi recepcionado pelo diretor da Escola Politécnica da USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, e assistiu a apresentações dos docentes da Poli-USP Alex Abiko, Marcelo Zuffo, Moacyr Martucci, e do professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), Flávio Soares Correa da Silva.

O professor Alex Abiko explica que, atualmente, tanto as empresas como as instituições de pesquisa e universidades britânicas buscam parceiros brasileiros nos segmentos de smart lighting, ticketing, parking, mobilidade, carros autônomos, data analytics, AR & VR para indústrias, indústria 4.0, healthtech, entre outros. “O interesse é avaliar quais tecnologias seriam interessantes em uma agenda ativa, estimulando relações bilaterais efetivas. Neste processo, o governo britânico busca dialogar com vários agentes do ecossistema de tecnologia brasileiro para identificar formas de como conectar empresas e projetos no intuito de estimular parcerias, pesquisas, testes e homologação de produtos e/ou de tecnologias como também sua comercialização no Brasil”.

O Diretor da Poli-USP apresentou o interesse da Escola e da USP nesta temática, apontando os diversos grupos e laboratórios que têm trabalhado neste assunto das cidades inteligentes, tradução para o português do termo smart cities. O professor Marcelo Zuffo apresentou as atividades do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP), coordenado por ele, com as pesquisas em IoT, e seu envolvimento com o tema Future Cities.

O professor Flávio Soares Correa da Silva apresentou as atividades do projeto “InterSCity – Internet do Futuro para Cidades Inteligentes”, um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras. O projeto de pesquisa colaborativo tem por finalidade desenvolver tecnologias que integrem dados e informações dinâmicas para planejar, gerir recursos e oferecer serviços aos cidadãos de forma mais eficiente. O professor Moacyr Martucci comentou a importância das plataformas abertas como a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, na qual é representante da Politécnica.

Por fim, o professor Alex Abiko apresentou as atividades que vem coordenando junto a ISO e a ABNT, no âmbito do Comitê Técnico CEE 268, que é responsável pela normalização técnica da sustentabilidade de comunidades e de cidades elaborando os indicadores das smart cities.

As fotos da reunião estão disponíveis no link.