Na noite do dia 30 de junho de 2021, das 18h30 às 19h45, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o evento virtual de apresentação do pré-mestrado em Engenharia de Computação. O evento objetivava apresentar para os alunos do quarto ano do curso de Engenharia da Computação, que podem optar por disciplinas do último ano, como funciona o Pré-mestrado.

O evento foi iniciado pelo professor Ricardo Nakamura, do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (PCS), que apresentou os membros da Comissão Coordenadora do Pré-mestrado. O professor explicou que, no quinto ano do curso de Engenharia de Computação, os estudantes podem optar por realizar um pré-mestrado. Nesta opção, os alunos já começam a desenvolver um projeto de pesquisa ainda durante a graduação. Assim, ao ingressarem no mestrado, eles podem finalizá-lo em apenas um ano, sendo que o tempo padrão de mestrado é dois anos.

O professor Marcelo elucidou que, no pré-mestrado, os estudantes devem desenvolver uma Iniciação Científica (IC), cursar disciplinas de pós-graduação, e fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo que o tema dessas atividades deve ter relação com o tema da pesquisa realizada no pré-mestrado.

Para se inscrever no pré-mestrado, o professor falou que é necessário já ter definido um tema e escolhido um orientador. Os orientadores são docentes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, que estão aptos a orientar o pré-mestrado também. A lista de orientadores aptos está no edital de ingresso do pré-mestrado.

Nakamura também esclareceu como é o processo seletivo para o pré-mestrado, e ressaltou que esses requisitos variam de acordo com o curso de graduação de origem do aluno. Para concorrer a uma vaga, os estudantes devem ser alunos de qualquer curso da Poli, ter todos os créditos concluídos até o sétimo semestre do curso ideal, e ter notas entre as 30% melhores da turma. Os estudantes também são submetidos a entrevista durante a seleção.

O professor apresentou possibilidades de bolsas para alunos de pré-mestrado, embora não seja necessário fazer parte de um programa como este para realizar o módulo. As bolsas são oferecidas pela FAPESP, PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e laboratórios do PCS.

Após o pré-mestrado, para o aluno dar continuidade a sua pesquisa, ele deve ingressar no mestrado, por meio de provas que são realizadas no início e meio do ano, ele pode realizar essa prova ainda estando na graduação.

O evento de apresentação do pré-mestrado também contou com uma rodada de perguntas que foram respondidas pelos professores do curso de Engenharia de Computação, Ricardo Nakamura, Cíntia Borges Margi e Glauber de Bona.

O evento foi encerrado pela apresentação do aluno Renato Okabayashi Miyaji, que atualmente realiza seu pré-mestrado e contou para os estudantes como está sendo a sua experiência.

Saiba mais detalhes sobre o pré-mestrado. Em caso de dúvidas, envie um e-mail ou acesse a ouvidoria do pré-mestrado