“Gerador eólico inteligente”, “Economias artificiais”, “Sistemas de informação colaborativos”, “Audiogame para deficientes visuais” e “Dinâmica da população no Estado de São Paulo” são alguns dos temas de trabalhos de iniciação científica que serão apresentados no 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) por alunos de engenharia e de ciências exatas da Universidade de São Paulo (USP) e de outras instituições de ensino de todo o País.

O evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de novembro, no prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária, contará com um total de 953 trabalhos das mais diversas áreas, que serão apresentados na forma de pôsteres em seis sessões temáticas. Além dos estudos em exatas e em engenharias, outros trabalhos das áreas de humanas e humanidades, biológicas e saúde e agropecuárias serão apresentados, respectivamente, nos campi da USP em São Paulo, Ribeirão Preto e Piracicaba. O simpósio ocorre anualmente com a apresentação, no total, de cerca de seis mil trabalhos divididos nessas quatro grandes áreas do conhecimento.

O SIICUSP surgiu em 1993 para atender uma norma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e acabou se tornando um dos maiores eventos do gênero. O Programa estabelece que os alunos contemplados com bolsas devem apresentar os resultados de seu trabalho em um evento organizado especialmente para essa finalidade.

Neste ano foram inscritos e avaliados 1.073 trabalhos na área de exatas e engenharias. Além de apresentarem seus pôsteres, os autores também terão de fazer uma exposição oral de seu trabalho para um avaliador, sendo que os melhores receberão Menção Honrosa e seus autores concorrem à participação em evento similar no exterior.

O Simpósio será aberto no dia 16 de novembro, às 9 horas, com a palestra Shedding Light on Dark Matter, a ser proferida pelo professor Brian Winer, da Ohio State University, nos Estados Unidos. O prédio da Engenharia Civil fica na Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº83, na Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: www.usp.br/siicusp ou (11) 3091-5613 / 5612.