Pesquisador da Escola Politécnica da USP é co-autor de Livro Internacional sobre Sistemas de Energia Híbrida de Poli-Geração

O pesquisador de pós-doutorado da Escola Politécnica (Poli) da USP, que atua no Departamento de Engenharia Mecânica, no  Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental (LETE) e no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), Ali Allahyarzadeh-Bidgoli, foi recentemente convidado a ser co-autor do livro “Hybrid Poly-generation Energy Systems Thermal Design and Exergy Analysis”. O livro faz parte da renomada série “Hybrid Energy Systems Series”, publicada pela Academic Press da Elsevier.

O tema central do livro aborda questões importantes para o futuro da geração de energia, especialmente relacionadas aos Sistemas de Energia Híbrida de Poli-Geração. Este campo inclui a integração com a produção de hidrogênio verde e azul, energias renováveis e armazenamento de energia, constituindo uma parte vital das discussões sobre a transição energética global.

Na obra é feita uma análise aprofundada das tecnologias mais recentes e dos conceitos inovadores em sistemas de energia híbrida, com ênfase em aplicações térmicas. O livro guia os leitores desde uma introdução aos sistemas híbridos de geração de poli até as opções de armazenamento disponíveis, abrangendo uma variedade de tipos de sistemas, como solar, células de combustível, combustão e aquecimento e resfriamento.

O autor, Ali Allahyarzadeh-Bidgoli, é pesquisador sênior do Laboratório de Engenharia Ambiental e Térmica (LETE) e do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil. Com vasta experiência em engenharia térmica, Ali contribuiu com mais de 40 trabalhos técnicos para livros, periódicos e conferências internacionais, destacando-se na síntese, otimização e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa, além de sistemas de energia renovável e híbrida, incluindo integração de energia e processos criogênicos.

O livro já está disponível ao público e pode ser acessado pelos seguintes links: